9 Dicas para Fotografia de Alimentos com seu Smartphone

8 Jul 2022

@akm profile image
akm

Move the camera away from your dish

Nem todos nós possuímos câmeras DSLR e mesmo que tenhamos, não as carregamos para cada refeição de restaurante. É aqui que nossos telefones com câmeras vêm a calhar. Felizmente para nós, com o crescente amor pela fotografia de alimentos, a qualidade das câmeras fotográficas dos telefones melhorou. Na maioria dos dias, nossos telefones são capazes de produzir algumas fotos decentes dos pratos que comemos. Aqui estão algumas dicas para você começar a tirar ótimas fotos ou fazer algumas de suas boas fotos de restaurante ainda melhores!

Nota: Todas as fotos foram tiradas em iPhones e editadas no Photoshop Express.

1. Afaste a câmera do seu prato

Ninguém precisa ver de perto a quantidade absoluta de sua comida e ser capaz de contar o número de caules de ervas em seu prato! Puxe sua câmera para cima e tire uma foto mais ampla - pegue a maior parte ou parte de seu prato, alguma parte da mesa e talvez os talheres ou os outros pratos na mesa. Dito isto, as fotos macro em close-up funcionam bem desde que você esteja usando uma câmera de boa qualidade e realça os detalhes de um prato bem banhado.

Move the camera away from your dish

Não: Nada de fotos de grande plano ou fotos de um prato solitário no meio de sua moldura.

Do: Bring in more of the table in the frame. Here, the phone has been pulled up a bit and the cutlery tray added to enhance the frame.

Faça: Zoom Out, traga mais da mesa no quadro. Aqui, a bandeja de talheres é usada para realçar a foto.

2. Enquadre-o corretamente

Olhe ao redor de sua mesa - traga mais cor e textura para a composição. Seus óculos de sol, um livro, um pequeno vaso de flores sobre a mesa, o menu ou os talheres - a lista de adereços é interminável. Limite-se ao que você tem, já ouvi histórias de horror de pessoas pegando o que quiserem da decoração do restaurante e jogando-o ao redor da mesa apenas para obter uma imagem digna de mídia social. Não seja essa pessoa!

An overhead shot with full plates and a hand in the frame are a great way to make your photo look more inviting.

Faça: Uma foto aérea com pratos cheios e uma mão na moldura são uma ótima maneira de fazer sua foto parecer mais convidativa.

Another way to enhance the frame is to use the restaurant menu and things in your bag to tell a story through the photo.

Faça: Use o cardápio do restaurante e as coisas em sua bolsa para contar uma história através da foto.

3. Regra dos Terços

Quer fazer suas fotos de alimentos parecerem mais interessantes e equilibradas? A regra dos terços é a regra mais falada sobre composição que você poderia aplicar às suas fotos. Simplificando, é tirar seu assunto do centro. Divida sua moldura em 9 partes iguais e coloque seu tema ao longo das linhas da grade ou nos pontos de encontro. A maioria dos celulares tem a opção de ligar a grade nas configurações da câmera, o que divide automaticamente sua foto em 9 partes.

Rule of Thirds

Faça: Coloque seu objeto ao longo das linhas da grade ou dos pontos de interseção para aumentar o apelo visual.

4. Use luz natural

Eu tento agendar todas as minhas refeições especiais à tarde - uma, elas geralmente são indulgentes, então é perfeito tê-las ao meio-dia para afastar alguma culpa, e duas, é o melhor momento para tirar fotos de alimentos com o máximo de luz natural disponível. Se eu tiver a intenção de tirar fotos, faço uma rápida varredura do restaurante nos primeiros 30 segundos de entrada, tento encontrar uma mesa ao lado de uma janela (se disponível). Escolher um jantar ao ar livre é outra ótima maneira de tirar as melhores fotos à luz natural.

Natural light

Faça: Escolha um almoço bem iluminado em uma mesa ao lado de uma janela.

5. Experimente com diferentes ângulos

As fotografias aéreas são as mais preferidas quando se trata de fotografia de alimentos, mas nem sempre funcionam. A maneira mais fácil de explicar isto é pensar em dois alimentos populares - pizza e hambúrguer. Você não está fazendo justiça a um hambúrguer ao tirar uma foto de cima e uma foto em ângulo lateral não faz nada por uma pizza. Então, pense antes de clicar - experimente alguns ângulos e escolha o que funciona melhor para seu prato.

Don’t: Take a close up, blurred out or a top shot of a burger
angles

Não: Tirar uma foto de perto, embaçada, ou de cima de um hambúrguer.

Do: Take a straight shot of a burger to show the different layers. Keep in mind to keep the background noise minimal.

Faça: Tirar uma foto lateral de um hambúrguer para mostrar as diferentes camadas. Mantenha o mínimo ruído de fundo.

6. Desligue esse flash

Seja gentil e evite a fotografia instantânea, elas não fazem nem mesmo a comida parecer melhor. Se você estiver preso com iluminação fraca, tente fazer o melhor de sua foto com a edição.

7. Seja rápido

Tirar uma foto antes de comer tornou-se uma forma de apreciar o que comemos e, às vezes, avisar as pessoas sobre experiências ruins. Que esta seja uma parte insignificante de sua refeição, tome uma foto rápida e concentre-se no que é mais importante - comer!

8. Editando

Sua foto só é tão boa quanto sua edição. A edição faz maravilhas para qualquer foto, especialmente as tiradas de nossos telefones. Apps como VSCO e Photoshop Express são úteis para dar vida a algumas fotos monótonas.

Before and after editing on Photoshop express

9. Muito escuro? Mantenha seu telefone longe e aproveite sua refeição

Às vezes a iluminação no restaurante é ótima para uma refeição romântica e íntima, mas bastante pobre para fotografia. Não deixe que isto o incomode - apenas opte por não tirar nenhuma foto. Ponha seu telefone de lado e entregue-se!

Lembre-se, tudo isso são apenas diretrizes e não regras rígidas. Brinque com estas dicas e sinta-se livre para quebrá-las se você sentir que sua foto será melhorada.

. . .




Suggested Articles

See all

Responses

Post